As Métricas de SEO têm como finalidade conhecer o estado atual do projeto através dos KPIs estabelecidos.
Os relatórios terão diferentes parâmetros, definidos de acordo com o tipo de projeto e especificidade da página ou páginas web. Contudo, todos contam com os seguintes elementos:
- Evolução do tráfego orgânico do website
- Impressões, Cliques, CTR médio (Impressão/Clique) e Ranking Médio no Google Orgânico
- Impressões, Cliques, CTR médio (Impressão/Clique) e Ranking Médio de keywords da marca no Google Orgânico
- Impressões, Cliques, CTR médio (Impressão/Clique) e Ranking Médio de keywords sem marca no Google Orgânico
- Impressões, Cliques, CTR médio (Impressão/Clique) e Ranking Médio das principais páginas de um website
As Métricas de SEO de um projeto podem depender de:
- Tipologia da página web: multi-domínio, domínio com subdomínios , subdomínio único, com e sem Landing Pages, etc.
- Idiomas e países: os idiomas nos quais está disponível uma página web são objeto do projeto de SEO assim como os países de onde é relevante o tráfego orgânico dentro da estratégia desse tipo de posicionamento.
Porque as métricas são importantes para uma projeto de SEO?
Visibilidade Inicial: É essencial saber qual é a visibilidade no início do projeto de posicionamento web para conhecer o ponto de partida, a possível margem de melhora sobre o que já existe e para detetar novas oportunidades de keywords verticais.
Visibilidade Mensal: Através dos dashboards de Métricas de SEO pode-se medir a evolução do tráfego orgânico e a eficácia das recomendações implementadas.
Comparação Anual: Um bom relatório não conta apenas com análises mês a mês, mas também com a comparação entre um mês e o mesmo período do ano anterior. A sazonalidade e o comportamento dos utilizadores varia ao longo do ano; é só pensar no Natal ou no verão, por exemplo. O crescimento do tráfego em relação ao ano anterior é essencial para medir a eficácia da estratégia de SEO.