Arquitetura da Informação

No departamento de Produto Digital da ROI UP Agency entendemos que uma correta Arquitetura da Informação de um website deve realizar-se com bases bem definidas. Para isso é necessário saber qual é o propósito do site, quem é o seu público-alvo e como gerir tanto o aspeto e a usabilidade do ambiente como os conteúdos a serem incluídos.

Características de um projeto com uma boa Arquitetura da Informação

Para uma correta Arquitetura da Informação há que priorizar, agrupar e ordenar o conteúdo. Além do conteúdo, também se têm em conta os utilizadores que vão aceder ao site e o seu contexto. Por exemplo, o mais comum é que a qualquer tipo de página web cheguem utilizadores com diferentes backgrounds culturais, pelo que as suas expetativas de classificação de conteúdos (taxonomia) serão distintas. Por isso, no departamento de Produto Digital desenhamos estratégias para melhorar a usabilidade de um website e torná-lo mais atrativo para a maior quantidade possível de utilizadores. 

Porque elaborar uma Arquitetura de Informação com a ROI UP Agency?

No departamento de Produto Digital da ROI UP Agency entendemos que, por um lado, algumas partes da classificação de conteúdo são mais evidentes e podem ser feitas de forma quase direta. Por outro, há classificações que dependem em grande medida das convenções estabelecidas por um determinado grupo de utilizadores e necessitam de ferramentas para que as decisões sejam tomadas com base em dados quantitativos (como o card sorting). As diferentes respostas possíveis à pergunta: “Se uma equipa local ganha um campeonato, a notícia corresponde à secção de desporto ou de notícias locais?” são um bom exemplo disto.

Se a dado momento o utilizador pensa: “qual será o passo seguinte?” ou “isto não faz nenhum sentido”, temos um problema de Arquitetura da Informação. Porém, na ROI UP Agency vemos estas situações como uma possibilidade para melhorar a usabilidade de um site e não como uma oportunidade perdida.

Como podemos ajudar?

;

Tem um projeto ou deseja mais informações? Envie-nos uma mensagem através do seguinte formulário.

* Este campo é obr
A ROI UP é Google
Premier Partner
A ROI UP continua a ser Google Premier Partner em 2022 e está entre os 3% dos parceiros com melhores resultados em Espanha. Graças a esta distinção, contamos com a assessoria direta da equipa da Google, formação e acesso privilegiado a várias versões betas.